Congelamento de óvulos e espermatozoides

Preserve sua fertilidade. Se você não está pronta para ter filhos, mas quer ter chances no futuro, essa é a melhor alternativa.

“A técnica de congelamento de óvulos não garante a obtenção de uma gestação futura. Porém, Ela mantém a viabilidade dos óvulos na época em que foram congelados com as condições de saúde dos óvulos. A obtenção da gestação futura dependerá, além da condição dos óvulos, da saúde geral da mulher. 

– Congelar óvulos é um procedimento em que os óvulos da mulher são captados e submetidos a um processo de congelamento chamado vitrificação; os óvulos vitrificados são então colocados em nitrogênio líquido, uma substância capaz de reduzir a temperatura a 196 graus negativos e em seguida são armazenados de forma a permanecer intactos até o momento em que a mulher decidir que é hora de utilizá-los para engravidar.

– Hoje em dia, mais do que nunca, as mulheres estão priorizando sua formação acadêmica e carreira com foco no seu sucesso profissional e estabilidade financeira, ao invés da maternidade, porém, sem abandonar seu desejo de constituir uma família e ser mãe.

O tratamento também pode ser indicado para aquelas mulheres que têm histórico médico familiar de menopausa precoce e querem aumentar as chances de engravidar um pouco mais tarde. A preservação também está indicada para pacientes, esse é o caso de pacientes com câncer e endometriose que por algum motivo precisam remover os ovários ou passarão por algum tratamento que pode afetar a sua reserva ovariana.

Receba mais informações sobre congelamento de óvulos e espermatozoides






Homens e mulheres que necessitam passar por procedimentos oncológicos como quimio e radioterapia por segurança devem buscar a preservação da fertilidade de forma que, no futuro, quando decidirem, tenham espermatozoides e óvulos devidamente preservados.

O material preservado pode ser descongelado posteriormente e utilizado na FIV (fertilização in vitro).

A clínica ana bartmann oferece infraestrutura própria completa para todas as etapas da preservação da fertilidade feminina e masculina com o acompanhamento realizado por especialistas e o acolhimento de que você precisa.

 

Como são os procedimentos para o congelamento de óvulos:

“O congelamento, é uma forma inteligente de se preservar a fertilidade feminina, pois dá a oportunidade de a mulher conservar óvulos saudáveis para utilização futura.

A mulher nasce com uma quantidade fixa de óvulos, que vai caindo com o passar dos anos vão além disso, a partir dos 35 anos, também ocorre uma piora acentuada na qualidade desses óvulos.

Mesmo com todo o avanço da medicina, ainda não se conhece nenhuma forma de se rejuvenescer os óvulos femininos”.

Em condições normais, o ovário da mulher produz recruta, vários óvulos, porém só um atinge ao amadurecimento.

Mas no ciclo de indução da ovulação para congelar óvulos, os ovários da mulher são estimulados a produzir o maior número de óvulos para ovular em um único ciclo.

Isso é feito por meio de medicamentos apropriados (AK próprios)

Com a utilização dos medicamentos o médico responsável pelo tratamento irá acompanhar as respostas aos estímulos por meio de exames de sangue e ultrassonografias sequenciais medindo a quantidade de folículos que se desenvolveram e mensurar a quantidade de óvulos que serão congelados.

Finalizada a estimulação, a próxima etapa é a aspiração dos folículos ovarianos para a coleta dos óvulos.

A coleta acontece em até 36 horas após a aplicação da medicação para amadurecimento dos óvulos, por volta do décimo segundo dia após o início do tratamento.

Este procedimento é realizado com auxílio do ultrassom endovaginal; os óvulos são captados em uma rápida sessão que dura de 20 a 40 minutos.

Após a coleta, a embriologia realiza a avaliação de todos os óvulos, e os que estiverem maduros, ou seja, com capacidade para serem fertilizados, são congelados e mantidos em container com nitrogênio líquido a 196 graus negativos.

Assim. A partir desse momento quando desejar, a mulher pode utilizar os óvulos congelados que mantêm o potencial reprodutivo da idade em que foram congelados.

 E então, a qualquer momento em que a mulher decidir que quer engravidar, seus óvulos podem ser descongelados para serem fertilizados.

 

Dúvidas sobre o congelamento de óvulos:

Qual a melhor idade para congelar óvulos?

A melhor idade para congelar óvulos é entre os 20 e 30 anos, quando as mulheres estão no auge da sua fertilidade. Sendo assim, o ideal é fazer o congelamento de óvulos nesta fase.

A idade máxima recomendada para congelar os óvulos é de 35 anos pois após a qualidade oocitária cai. 

Qual o prazo para manter os óvulos congelados?

Óvulos podem ser mantidos congelados por tempo indeterminado. Há relatos de casos de gravidez com óvulos congelados por mais de 10 anos, porém o potencial reprodutivo dos óvulos ou seja do processo de congelamento e descongelamento realizado.

Quando o ovulo sobrevive ao congelamento e ao descongelamento, há possibilidade de gravidez em qualquer idade, mesmo em mulheres menopausadas, desde que o útero esteja em boas condições.

Quais os efeitos colaterais no congelamento de óvulos.

Para ser possível congelar óvulos, a mulher precisa passar pelo processo de estimulação ovariana. No entanto, a estimulação hormonal, como qualquer outro tratamento médico pode causar efeitos colaterais e o mais indicado é realizar uma avaliação previa com o médico especialista para determinar quais os possíveis efeitos colaterais no seu caso especifico.

Qual a quantidade de óvulos que pode ser congelada?

Não existe um limite estabelecido, serão congelados quantos óvulos forem produzidos. Normalmente, esse número gira em torno de 06 a 30 óvulos.

Quais as chances de engravidar por meio do congelamento de óvulos?

As chances de engravidar com óvulos congelados depende da idade da mulher e da qualidade dos seus gametas. As estimativas são de que a probabilidade de sucesso gira em torno de 50% por tentativa quando os óvulos são congelados até os 35 anos de idade, reduzindo-se proporcionalmente de acordo com a idade e condições fisiológicas de cada uma.

Qual o valor do tratamento?

Os custos de um processo completo de preservação da fertilidade, que inclui o acompanhamento do estímulo, oferecemos excelente custo-benefício e a possibilidade com ultrassonografia seriada, captação de óvulos e o congelamento dos mesmos, gira em torno de 10 a 20 mil reais, nas várias clínicas existentes no país.

Aqui na clínica ana bartmann, cobramos em média 10 mil reais, mas avaliamos as condições financeiras de cada casal para determinar preços; não temos preços fixos e sim um olhar para cada caso em particular.

Também auxiliamos as pacientes com câncer com suas demandas judiciais ou frente aos convênios e seguros de saúde.

Oferecemos excelente custo-benefício e a possibilidade em realizar o tratamento por etapas.

Venha conversar conosco e verifique suas probabilidades.

Skip to content