Atendimento Ginecologia

A ginecologia é o ramo da medicina especializado na saúde feminina e cabe ao médico ginecologista realizar exames ginecológicos, tratamentos preventivos e diagnósticos da saúde da mulher em geral, em especial às condições que possam acometer o sistema reprodutor feminino.

Além de realizar periodicamente seu check-up ginecológico, a mulher deve procurar o médico ginecologista quando apresentar sintomas como cólicas fortes, ciclos menstruais irregulares e até problemas como crescimento excessivo de pelos, ganho de peso e desconforto nas mamas.

Para as jovens, é recomendado que a primeira visita ao ginecologista seja feita durante o desenvolvimento puberal (adolescência), ainda antes da primeira mestruação para que a menina vá se familiarizando com essa rotina e também para que o médico possa avaliar se seu desenvolvimento está adequado.

 

Os problemas mais corriqueiros tratados por um médico ginecologista são:

Ciclo menstrual irregular: Quando a menstruação sofre alguma mudança, em termos de volume, frequência, duração ou dor.

DSTs: As doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por vírus ou bactérias, e as mais comuns são: HIV/Aids, sífilis, gonorreia, HPV, herpes (genital e labial), entre outras.

Câncer do colo do útero: É uma lesão invasiva intrauterina ocasionada pelo HPV, o papilomavírus humano.

Endometriose:  É uma doença em que o tecido endometrial cresce fora do útero e pode aparecer nas paredes das tubas uterinas, bexiga, ovários, intestinos, etc.

Ovário policístico: Se caracteriza por uma doença endócrina que causa variações hormonais nas mulheres resultando em pequenos cistos ovarianos, aumento da oleosidade da pele, acne, pelos e alterações do ciclo menstrual.

Câncer de mama:  O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo. É uma patologia que atinge mulheres em diferentes faixas etárias, sendo mais frequente entre 50 e 70 anos. Se descoberta com antecedência pode ser tratada. Por isso é importante realizar sua visita anual ao ginecologista.

Dismenorreia ou cólica menstrual: Devido à liberação acima do normal de uma substância inflamatória chamada prostaglandina, há aumento das contrações do músculo uterino, alteração de sua circulação sanguínea, e fazendo com que mulheres sintam dores que prejudicam o seu cotidiano.

Menopausa: é quando os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram, devido à falência natural dos ovários; E em decorrência disso, as mulheres podem sentir calores, dificuldade para dormir e severas variações de humor.

Mamografia: Este exame deve ser feito anualmente por todas as mulheres após os 40 anos. Se houver algum caso na família, o exame deve ser feito a partir dos 35 anos.

No caso de serem encontrados nódulos ou irregularidades nas mamas, o médico ginecologista pode atuar em conjunto com o mastologista para determinar o tratamento ideal, de acordo com o diagnóstico da paciente.

Na Clínica Ana Bartmann, você pode realizar exames complementares tais como:

  1. Ultrassom pélvico e transvaginal.
  2. Ultrassom de mama.
  3. Ultrassom de abdome total.
  4. Ultrassom de vias urinárias.
  5. Ultrassom de tireoide.
  6. Ultrassom obstétrico e morfológico fetal com ou sem doppler.
  7. Acompanhamento de ovulação.
  8. Acompanhamento de ciclos estimulados para inseminação intrauterina e fertilização in vitro.
  9. Punção aspirativa de cisto ovariano guiada por ultrassom.
  10. Biópsia de endométrio.
  11. Biópsia de colo uterino.
  12. Citologia cervico-vaginal (exame de Papanicolau).
  13. Teste rápido para Zika Vírus.

Receba mais informações sobre Atendimento Ginecologia






Oferecemos às suas pacientes, atendimento humanizado em ambiente climatizado o diferencial de realizar na própria clínica com agilidade aos exames necessários para sua avaliação, tais como:

Ultrassom pélvico: Este exame é feito para buscar qualquer alteração como nódulos, cistos, mioma, pólipo, examinando o útero.

Papanicolau: Este exame é feito para identificar alterações infecciosas na vagina que se não tratadas podem se desenvolver para um câncer.

Citologia e microflora vaginais: Estes exames geralmente são utilizados para identificar o câncer antes dele se instalar, auxiliando também na prevenção de tumores (mama, ovários, útero, e trompas).

Agende seu horário para a realização do seu check-list anual ou sua consulta pelo Whatsapp:  (16) 99745 4244