A infertilidade é definida como a dificuldade de se engravidar após um ano de relações sexuais bem destribuídas ao longo do ciclo menstrual e sem uso de qualquer método contraceptivo. Esta definição aplica-se a casais em que a mulher tem menos de 36 anos e ambos os parceiros não têm histórias de problemas relacionados com a fertilidade.
Para casais heterossexuais, jovens e saudáveis que mantêm relações sexuais desprotegidas, a gravidez ocorre em cerca de 85% dos casos em até um ano e em 93% dos casos em até dois anos.
Se a mulher tem um histórico de problemas ginecológicos, ou se o parceiro tem uma baixa contagem de espermatozóides, eles não devem demorar para procurar um especialista em Reprodução Humana.Se a mulher tiver mais de 35 anos e não tiver conseguido engravidar por mais de 6 meses, deve-se considerar uma consulta com o especialista para investigação e tratamento. Mulheres com mais de 39 anos devem iniciar a investigação e o tratamento se não conseguirem engravidar após 3 meses de tentativas.
Para determinar a causa da infertilidade, é necessária uma avaliação completa. Alguns distúrbios comuns de saúde ou medicamentos podem ser a causa da dificuldade. Em alguns casos, a infertilidade pode ser apenas uma condição temporária; podendo ser causada por vários fatores, como estilo de vida (hábitos não saudáveis), má alimentação, toxinas e influências ambientais.