Uma vez que muitos fatores afetam a fertilidade, recomenda-se seguir um estilo de vida saudável ao tentar engravidar. Isso significa uma dieta saudável e exercícios, bem como reduzir o máximo possível o estresse.
Para as mulheres, estar abaixo do peso ou com excesso de peso pode afetar suas chances de engravidar. Perder peso pode exigir um compromisso sério, envolvendo mudanças na dieta e exercícios. Seja tentando ganhar ou perder peso, consulte seu médico para encontrar um programa nutricional mais adequado às suas necessidades.
Algumas pesquisas mostraram uma diminuição da fertilidade em mulheres que consomem moderadamente bebida alcoólica. Portanto, por razões de segurança, recomenda-se diminuir o consumo de álcool ao tentar engravidar e, se possível, eliminá-lo completamente.
Se você está tentando conceber ou já está grávida, recomendamos consumir apenas uma a duas xícaras de café, chá ou outra bebida com cafeína por dia para ajudar a garantir que a fertilidade e a gravidez não sejam comprometidas.
Reduzindo o estresse
Como os tratamentos de fertilidade podem ser extremamente estressantes, é importante encontrar maneiras de gerenciar e diminuir o estresse.
Quando se trata de estresse, cada pessoa é diferente, então você deve encontrar métodos que funcionem melhor para você. A adoção de técnicas calmantes antes dos tratamentos é muito importante, especialmente se você tem baixa tolerância a eventos estressantes. Formas de reduzir o estresse:
Acupuntura
Algumas pesquisas mostraram que a acupuntura aumenta os níveis de FSH e estradiol, aumenta o fluxo sanguíneo para o útero e promove o relaxamento.
Ainda não há evidências científicas mostrando que a acupuntura pode aumentar as taxas de gravidez; no entanto, a maioria das mulheres relatou que isso lhes deu uma sensação geral de bem-estar, o que tornou o processo de fertilização in vitro mais positivo.
Reflexologia
A reflexologia é baseada no conceito de que locais específicos em seus pés correspondem a partes específicas do seu corpo. Assim, massagear áreas específicas de seus pés pode ajudar a resolver problemas em todo o seu corpo.
A maioria das sessões de reflexologia começa com a discussão da natureza do problema, para que o terapeuta saiba em que área dos seus pés ele deve trabalhar. A consulta geralmente dura cerca de uma hora.
As pessoas acham que a reflexologia é muito relaxante. Os terapeutas recomendam iniciar sessões três meses antes do tratamento de fertilização in vitro.
Hipnoterapia
O objetivo da hipnoterapia é ajudar as pessoas a relaxar ao mesmo tempo em que abordam ansiedades ou medos que podem estar ocultos no subconsciente do paciente, o que pode dificultar a concepção.
A hipnoterapia ajuda os pacientes a se submeterem ao tratamento com um estado mental mais relaxado, com consciência do que está envolvido.
Para obter benefício máximo, os hipnoterapeutas recomendam iniciar o tratamento vários meses antes de um ciclo de fertilização in vitro.
Homeopatia
A homeopatia é uma alternativa à medicina tradicional, concentrando-se em todo o corpo, em oposição aos sintomas específicos. Portanto, um homeopata normalmente administra doses muito pequenas de substâncias que produzem os sintomas de uma doença, a fim de curar a doença real.
Ioga
Foi provado que a ioga alivia o stress; o foco na respiração durante a ioga pode ajudá-lo a se sentir relaxado e calmo. Muitas pessoas tentam ioga quando não conseguem engravidar ou estão em tratamento de reprodução assistida.
Terapia Osteopática
Osteopatas podem sentir movimentos sutis do corpo e podem localizar facilmente restrições ou congestionamentos no corpo. Usando movimentos da mão nesses pontos-alvo, o osteopátia alivia o estresse nesses órgãos para melhorar sua função. Esta terapia é conhecida por ajudar na infertilidade, impotência, dor menstrual, dores nas costas durante a gravidez, problemas emocionais, exaustão e outras condições.
Esta técnica é especialmente eficaz para problemas pélvicos. Como o sistema reprodutivo está centrado na pélvis, as pessoas com problemas de infertilidade provavelmente notarão mudanças positivas por meio da osteopatia.