Vamos começar falando sobre como a pílula anticoncepcional funciona. Ela é feita a partir de dois hormônios: o estrogênio e a progesterona. Sua principal função é impedir a ovulação inativando a hipófise (uma glândula endócrina no cérebro que regula outras, como a tireoide e a suprarrenal). .
Com a hipófise inativa, os folículos dominantes não crescem e isso causa a inibição da ovulação. Além disso, a pílula torna o muco do colo uterino mais espesso, o que dificulta a passagem de espermatozoides nele, e deixa o endométrio inóspito para implantação do embrião.
.
Quando você para de tomar o anticoncepcional, a hipófise passa a produzir adequadamente FSH (que estimula os ovários) e LH (que induz a ovulação e liberação do óvulo pelo ovário), o que retoma seu ciclo menstrual. .
Mas, como seu corpo estava “desacostumado” a produzir esses hormônios que estavam sendo ingeridos oralmente, pode ser que demore um tempo até que eles sejam produzidos novamente por seu organismo. .
Em média, as mulheres engravidam em até 6 meses após interromper o anticoncepcional. Mas em 85% dos casos, a gestação ocorre em até 12 meses de tentativas.
.
Caso uma mulher tente engravidar por mais de 1 ano sem concepção, ela passa a ser considerada num quadro de subfertilidade e se recomenda que procure por um médico. Nesses casos, não existe nenhuma relação da infertilidade com o uso da pílula. Ainda que se use o anticoncepcional por muitos anos, isso não irá reduzir a fertilidade. Os casos de subfertilidade estão associados à outras causas, sejam do próprio organismo da mulher, do seu parceiro ou até mesmo fatores externos.
.
Então, a melhor forma de descontinuar o uso da pílula anticoncepcional e iniciar as tentativas para uma gravidez é procurando por um médico ginecologista e avaliando sua saúde como um todo. Assim, você poderá se programar para a tão sonhada gravidez de uma forma tranquila e positiva!
fonte: http://bit.ly/2qrLUyl
.
.
.
???? Whatsapp: 16 99745-4244
???? www.anabartmann.com.br